Programação


13/11/2017 - 1º dia

8h - 9h: Inscrição com café

9h - 9h e 30min: Recital do Conjunto de Cordas Friccionadas da UERJ - com explicações da Física dos instrumentos musicais apresentados

9h e 30min - 11h e 30 min: Palestra "Saúde Auditiva: prevenção e reabilitação"

Katya Freire

11h e 30min - 13h e 30min: Almoço

13h e 30min - 15h: Mini-curso Acústica Ambiental - I

"Avaliação do impacto ambiental sonoro do tráfego de helicópteros".

Ana Paula Gama

Este minicurso aborda as principais questões a serem consideradas no Licenciamento Ambiental de helipontos e heliportos. 

15h - 15h e 30min: café

15h e 30min - 17h e 30min: Mini-curso "Acústica Computacional"

José Flávio Silveira Feiteira

Este minicurso aborda a análise e síntese, através de um computador, de ondas sonoras produzidas por instrumentos musicais tradicionais. Serão apresentados os seguintes tópicos: geração e gravação de arquivos sonoros; captação de sinais sonoros; análise espectral (transformada de Fourier); síntese de ondas sonoras características de instrumentos musicais.

17h e 30min - 17h e 50minComunicação "Hidrossanitária - atenuação de ruído de acordo com requisitos da norma de desempenho."

VISTUM - Kelly Ramos

14/11/2017 - 2º dia

9h - 9h e 30min: Inscrição com café

9h e 30min - 10h e 30min: Palestra "On the Sensations of Music Acoustics: os 140 anos do livro pioneiro de Helmholtz, numa perspectiva contemporânea".

Leonardo Fuks

Em 1877, Hermann von Helmholtz publicava sua quarta e última edição em alemão do clássico "On the Sensations" em nome resumido, do  título em alemão "Die Lehre von den Tonempfindungen als physiologische Grundlage für die Theorie der Musik". Esta palestra busca realizar uma análise atual das promessas e contribuições desta obra multidisciplinar no pensamento musical, bem como de sua reapropriação por outras disciplinas.

10h e 30min - 11h e 30min: Palestra "Uma Visão Geral da Metrologia Acústica no Brasil''.

Thiago Antônio Bacelar Milhomem

Esta palestra apresentará o que é feito em termos de metrologia acústica no Brasil, tanto na área de calibração de equipamentos quanto na área de ensaios de materiais. Também abordará como é feita a disseminação das medições de pressão sonora do Instituto Nacional de Metrologia Brasileiro, Inmetro, para o usuário final.

11h e 30min - 13h e 30min: Almoço

13h e 30min - 15h: Mini-curso Acústica Ambiental - II  

"Integração Urbana de Aeroportos a partir do Controle de Ruído."

Jules G. Slama

Ao mesmo tempo em que um aeroporto traz diversas vantagens para as populações próximas é também uma fonte extensa de ruído. Este minicurso aborda as contribuições do grupo de estudos GERA - COPPE UFRJ para a área, como introdução de novas curvas de ruído nas métricas LAeqD e LaeqN, aplicação de sistema Fuzzy e transformadas wavelet para definição e observação dos problemas.

15h - 15h e 30min: Café

15h e 30min - 17h e 30minPalestra "Realidade Virtual Acústica: definição, aplicações e exemplos sonoros."

Comunicação "Aurilizações geradas através da modelagem de HRIRs com redes neurais artificiais e sua validação usando testes de articulação."

Roberto Tenenbaum e Pâmela Guerreiro Lima

Esta palestra aborda os seguintes tópicos: Conceituação de Realidade Virtual Acústica e Aurilização de salas; Simulação computacional de campo acústico; Aplicações diversas; Redes neurais artificiais e a modelagem das funções de transferência associadas à cabeça humana; O código computacional RAIOS; Intercomparação internacional; Exemplos sonoros.


17h e 30min: Show da cantora Syla Syeg (participação no teclado Marilda Duboc). #UERJRESISTE